quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pindzim com câmera nova

Estou agora com uma câmera nova para aumentar a qualidade dos vídeos da Tuba do Pindzim, nossa galeria audiovisual no Youtube. Porém, devido à maior quantidade de recursos do modelo, os primeiros vídeos não ficaram tecnicamente perfeitos. Na verdade, alguns deles ficaram impublicáveis.

A estréia aconteceu no show do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, no encerramento do evento Onda Cidadã que ocupou a tenda do Circo Voador durante dois dias com debates acerca de temas ligados à comunicação e à cultura. Embora desta vez eles tenham vindo com menos integrantes do que nas apresentações anteriores aqui no Rio, o grupo manteve o álto nível no palco, contagiando o público presente com a tradição familiar dos Gomes e dos Calixto. "Acorda Criança" foi a música que encerrou a apresentação. Destaque para o canto agudo da menina na voz principal de quem desconheço o nome. Fui obrigado a tentar amenizar os graves em uma equalização posterior e isso acabou prejudicando a qualidade da imagem. Mas aí está:



Saindo do Circo, atravessei os arcos da Lapa em direção ao Teatro Odisséia onde o Vanguart, grande sensação atual da cena independente do rock brasileiro, iria se apresentar. O show e a musicalidade da banda merecem comentário mais aprofundado neste espaço, mas por hora vamos nos limitar aos vídeos. Registrei três músicas da banda: "Los Chicos de Ayer", canção em espanhol que está no disco de estréia "oficial" da banda matogrossense, ficou com, literalmente, graves problemas de áudio devido à altura do som na casa e da proximidade do microfone em relação às caixas. Pelo princípio de ineditismo que rege a Tuba, este é o vídeo que deveria ter sido postado, mas, infelizmente o som o condenou. Os outros foram "Femme Fattale", cover do Velvet Underground & Nico, e "Rainy Day Song", canção que integra os álbuns não oficiais da banda - "The Noon Moon", de 2002, e "Before Vallegrand" de 2005. Escolhi a última por se tratar de minha música favorita da banda, embora existam diversas outras versões da mesma no Youtube.



Por fim, fiz alguns vídeos da apresentação da cantora Roberta Sá durante a gravação do programa Palco MPB, da rádio MPB FM, no Estrela da Lapa. Estes foram condenados, ao contrário dos anteriores, devido ao aúdio ter ficado com um nível muito baixo, problma que não pôde ser resolvido posteriormente. Estou devendo um comentário sobre o novo disco da cantora Que belo e estranho dia para se ter alegria. Aguardem.

Espero que o período de adaptação e de testes da nova câmera termine em breve. Até as próximas atualizações.

Agô Pindzim!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vanguart é mesmo uma grata surpresa. Musicalidade com pegada, própria das grandes bandas. Daqui, mando um salve pra lente que tudo capta e que, ao contrário do grande irmão, permite vozes criadoras ao nosso vigiado mundo.
Ae Pidzim...
valendo muito maestro!