quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jam da Silva recebe Chico Neves em show inédito

Responsável por Dia Santo, um dos grandes discos da música brasileira contemporânea, Jam da Silva tem tido poucas oportunidades de apresentá-lo ao vivo. Até agora, rolaram shows apenas em São Paulo (um), Rio (um) e Recife (dois). Na verdade, o problema não são as oprtunidades, vez ou outra elas aparecem, afirma Jam. Porém, nem sempre a contento. O seu set necessita de uma bateria desmembrada e a banda inclui outros quatro músicos - Marion Lammonier, (teclado e programações) Garnizé (percussão), Gustavo Corsi (guitarra) e Marcio Alencar (baixo), além  de um integrante extramusical, responsável pelas sugestivas e belas projeções visuais que ilustram as músicas. Ou seja, o show tem um apuro de som e imagem que exige determinadas condições técnicas para realizá-lo tal como foi idealizado.

Mesmo assim, nesta quinta-feira, no Rio, Jam aproveita o convite para participar da edição 2009 do projeto Multiplicidade para apresentar um show novo - e possivelmente único - ao lado do coletivo O Estúdio.

Mais do que utilizar o convite para levar Dia Santo novamente ao palco, Jam resolveu criar um espetáculo inédito, no qual terá ao seu lado, além da banda completa, Chico Neves - produtor do álbum, no qual toca instrumentos diversos em quase todas as faixas e ainda é coautor de algumas delas, como "Mania" e "Samba Devagar".



Trocamos algumas ideias durante o processo de criação deste show. Sempre entusiasmado, Jam antecipou um pouco do que será visto amanhã. Em agosto, quando tinha apenas ideias na cabeça e nada definido, contou que o repertório teria apenas cinco músicas de Dia Santo. O resto seriam criações novas, com arranjos baseados no ritmo e em seus inúmeros desdobramentos. "Vou samplear as percussões na hora, então berimbau vai sair com som de teclado, por exemplo", explicou.

Há um mês atrás, com o processo criativo em andamento, algumas das novas composições já estavam moldadas. "É uma criação diferente da do disco, tem uns experimentos, mas vou fazer algumas coisas do Dia Santo, sim, pois só fiz [o show] uma vez aqui e [ele] continua sendo novo também", contou Jam. "Do jeito que você arma pra tocar, com mais ou menos pessoas, fica novo novamente, diferente", completou. Na época, ele já definira a música de abertura da apresentação. Ainda sem título para a nova canção, definiu-a como "tensa e bela".

Definitivamente, será uma ocasião especial para conferir as criações de um dos mais instigantes - e instigados - compositores brasileiros da atualidade. A apresentação acontece às 19h30, no Oi Futuro, que fica na rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo. Os ingressos já estão a venda e custam R$ 15,00.

Juntamente com o novo espetáculo vem à luz o primeiro clipe de Dia Santo. Editado a partir de uma sequência de imagens estáticas e de sobreposições, reproduz com fidelidade o lirismo cândido da canção que dá nome ao disco, parceria de Jam com Isaar. A direção é de Carolina Sá e tem a participação da atriz Hermilla Guedes.

2 comentários:

dnardi disse...

Obama diria:
Jam é o cara

dnardi disse...

Obama diria:
Jam é o cara